sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NAUSEAS E VOMITOS

Os sintomas de problemas estomacais podem começar com a perda do apetite, passar para enjôo ou náusea e depois dor, propriamente dita - constante ou espasmódica - na boca do estômago, seguida de vômito e, às vezes, diarréia. A criança pode reclamar de uma "dor de cabeça na barriga" ou que seu abdome está "cheio" ou dolorido. A dor pode ser localizada, em todo o abdome ou variar de lugar. O abdome pode ficar sensível ao toque. Pode haver vômito, talvez com ondas de náuseas, bem antes do episódio e alívio temporário logo em seguida.
As dores de barriga infantis têm uma série de causas físicas e emocionais. No bebê, a dor de barriga e o vômito podem estar associados a problemas graves, inclusive meningite, infecção do trato urinário (ITU), dificuldades de alimentação e anomalias. Em crianças mais velhas, a dor de barriga e o vômito podem ser resultado de intoxicação alimentar, superalimentação, cinetose, infecção, hepatite, apendicite, constipação, esforço muscular, cansaço, alergias alimentares ou ingestão acidental de drogas e venenos. Problemas emocionais, como saudade, tristeza, nervosismo, raiva ou ansiedade devido a um evento iminente, podem se transformar em problemas estomacais. A criança que luta com sentimentos relativos a uma separação, nascimento de um irmãozinho, férias, prova final ou medo da escola pode desenvolver uma dor de barriga.
Um único episódio de náusea ou vômito provavelmente será uma reação a algum alimento que a criança tenha ingerido ou sinal de um problema emocional. Quando a náusea é forte ou persiste durante mais de algumas horas, a causa mais provável é intoxicação alimentar ou infecção. As infecções bacterianas podem ser provocadas por vários organismos, inclusive Campylobacter, Escherichia coli (E. coli), Salmonella, Shigella ou Staphylococcus. Na maioria das vezes, o vômito relacionado a uma infecção bacteriana intestinal será acompanhado de diarréia e febre, ao passo que a intoxicação alimentar causada por uma toxina bacteriana tem menos probabilidade de causar febre. As infecções virais também podem causar diarréia. Seu médico, após ouvir a história e os sintomas do seu filho e realizar exames e uma avaliação física, pode ajudar a diagnosticar a causa subjacente da dor de barriga e/ou vômito do seu filho, para que você possa tratar de forma adequada.
Se uma doença subjacente tiver sido descartada e seu filho mesmo assim se queixar de dor de barriga, talvez queira considerar causas emocionais para sua aflição. Um bom ponto de partida talvez seja conversar com seu filho e com o médico, professores, orientadores escolares ou até mesmo um terapeuta. Tenha em mente que, mesmo sendo os sintomas do seu filho de origem emocional, o desconforto que causam é verdadeiro e merece tratamento e atenção, como se fosse de origem física.


TRATAMENTO CONVENCIONAL

O médico do seu filho executará um exame para determinar se a náusea e o vômito são causados por uma infecção ou toxina, problema emocional ou obstrução intestinal. Procurará sinais de desidratação, febre, sensibilidade abdominal ou sangue nas fezes. Se houver diarréia, uma cultura das fezes poderá ajudar a determinar se o vômito está relacionado a uma infecção bacteriana. Seu médico recomendará o tratamento com base na provável causa do problema do seu filho.
Os antieméticos são medicamentos às vezes receitados para diminuir a náusea e parar o vômito. A metoclopramida, a bromoprida e a prometazina estão dentre os mais usados. Podem ser dados na forma oral, supositórios ou injeção. Uma vez que esses medicamentos podem ter efeitos colaterais sérios, devem ser utilizados com cautela em crianças.Nunca administre doses superiores à prescrita.
Os antiácidos vendidos sem receita médica podem ser úteis para a dor de barriga ocasional causada pela indigestão de ácidos ou azia. Os antiácidos neutralizam as secreções ácidas no estômago. Contudo, como alguns antiácidos podem acabar aumentando a produção de ácidos no estômago ou causar constipação ou diarréia, não são normalmente recomendados para crianças
O subsalicilato de bismuto absorve as toxinas e oferece um revestimento protetor no trato gastrointestinal. É útil para o alívio da náusea, bem como da diarréia.
A menos que receitado por seu médico, não dê à criança com dor de barriga nenhum analgésico. Ao aliviar a dor de barriga cuja causa ainda não foi diagnosticada, você pode estar mascarando um estado subjacente que pode se agravar sem o tratamento adequado.



DIRETRIZES ALIMENTARES

Cuidado com a desidratação. O pequeno corpo da criança perde líquidos a uma velocidade alarmante quando enfrenta episódios de vômito ou diarréia. Entretanto, não peça ou espere que ele beba um copo cheio de líquido de uma só vez. Como alternativa, ofereça, pequenos goles durante o dia. Dê líquidos relativamente ricos em glicose e sais, como sopas e sucos de frutas. Evite bebidas gaseificadas, que distendem o estômago e podem piorar o vômito.
Quando seu filho estiver vomitando, dê-lhe apenas líquidos claros para que o trato gastrointestinal possa curar-se e descansar. Quando o vômito estiver sob controle, passe aos poucos para alimentos sólidos a fim de dar ao trato digestivo um tempo para readaptar-se.
Quando a criança recusar comida, não force. A criança muitas vezes sabe instintivamente o que é melhor para seu organismo. Quando seu apetite melhorar, ofereça uma dieta simples e leve. Aveia fina e mal cozida, torrada, purê de maçã e iogurte são bons pontos de partida. Depois que seu filho começar a se sentir melhor, ficará com fome e provavelmente pedirá determinados alimentos.
Para diminuir a acidez estomacal, uma mistura de bicarbonato de sódio e água é eficaz. Contudo, esse antigo recurso deve ser usado apenas uma vez. Dissolva ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio em ½ xícara de água mineral.


SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS

O Lactobacillus acidophilus ou bifidus pode ajudar a diminuir a dor de barriga ao recuperar a flora intestinal saudável. Dê ao seu filho uma dose, conforme indicado no rótulo do produto, três vezes ao dia, durante pelo menos duas a três semanas depois de uma infecção.


TRATAMENTO FITOTERÁPICO

O suco de aloe vera ajuda a limpar e debelar a dor de barriga que a criança talvez descreva como "queimação". Não deixe de comprar um produto comestível. Dê ao seu filho 1 colher de sopa diluída em 150 mililitros de água, até três vezes ao dia. Use-o com parcimônia; pode ser um forte laxante.
Para ajudar a acalmar a criança doente e inquieta, faça chá de camomilae dê-lhe uma dose nas refeições ou entre as refeições, duas vezes ao dia.
O chá de gengibre é útil para náusea, vômito e dor de barriga. Dê ao seu filho uma dose, conforme necessário. Se seu filho achar o gosto do chá muito forte, misture-o com suco de frutas ou prepare-o com quantidades iguais de gengibre e raiz de alcaçuz para adoçá-lo.
A argila verde ajuda a neutralizar o estômago ácido. Misture 1 colher de chá de argila em 1 xícara de água mineral. A mistura pode ser tomada imediatamente, mas a maioria das crianças não gosta do sabor. Normalmente, é melhor deixar que a mistura repouse da noite para o dia a fim de que a argila se sedimente. Faça com que seu filho a beba pela manhã.
Mel puro ou extrato de malte de cevada pode ser usado para tranqüilizar o estômago irritado. Dê ao seu filho de ½ a 1 colher de chá de hora em hora.
Precaução: Nunca dê mel a crianças com menos de um ano. Está associado ao botulismo infantil, uma forma de intoxicação alimentar potencialmente fatal.
A raiz de alcaçuz é muito calmante para o estômago. Dê ao seu filho uma xícara de chá de raiz de alcaçuz, três vezes ao dia.
Observação: Essa erva não deve ser dada a crianças com pressão alta.
O chá de hortelã-pimenta é um digestivo eficaz e seguro. É útil principalmente para a dor de barriga ou vômito que ocorre após uma lauta refeição. Dê ao seu filho uma dose do chá, durante ou entre as refeições, duas vezes ao dia.
Para a dor de barriga acompanhada de gases, faça um chá benéfico ao estômago, misturando partes iguais de semente de anis, funcho, hortelã-pimenta e tomilho. Dê ao seu filho uma dose, conforme necessário.
A ameixa umeboshi é muito calmante para o estômago dolorido ou ácido. Dê ao seu filho 1/8 de colher de chá de trinta em trinta minutos ou de hora em hora. Pode ser combinada à raiz de gengibre e/ou kuzu.


HOMEOPATIA

Os remédios homeopáticos específicos para os sintomas, descritos a seguir, são úteis para combater a náusea. Observe que, se também estiver dando ao seu filho um chá que contenha hortelã-pimenta, faça um intervalo de uma hora entre o chá e qualquer preparado homeopático. Do contrário, o forte cheiro da hortelã pode interferir na ação do remédio homeopático.

Arsenicum album à criança que apresenta vômito com diarréia. Dê-lhe uma dose de Arsenicum album 9ch, de hora em hora, somando ao todo seis doses.
Carbo vegetalis é bom para a criança com uma dor específica no centro do seu estômago. Ela terá gases com arrotos, talvez azia, e seu abdome estará distendido. Dê a essa criança Carbo vegetalis 9ch, três vezes ao dia, somando ao todo oito doses. Há também compostos homeopáticos que contêm Nux vomica e Carbo vegetalis. É possível encontrá-lo em lojas de produtos naturais.
Ignatia 9ch é eficaz para a náusea de fundo emocional. Seu filho provavelmente se queixará de "bolo" na garganta. Dê-lhe uma dose, três vezes ao dia, durante até três dias.
Se seu filho tiver vômito incessante e ânsia de vômito, Ipeca ou Ipecacuanha pode oferecer-lhe alívio. Também ajuda a aliviar a náusea implacável. Dê ao seu filho uma dose de Ipeca 6ch de hora em hora, somando de três a quatro doses.
Precaução: Não confunda o remédio homeopático Ipeca com xarope de ipeca tradicional. É um produto totalmente diferente e nunca deve ser usado a menos que recomendado por seu médico.
Nux vomica é benéfico para a criança que desenvolve uma dor de barriga após comer demasiadamente, após comer muito doce ou após comer muitas frituras ou fast food. Essa criança se sente enjoada, pode ter dor de cabeça e é geralmente irritada. Dê-lhe uma dose de Nux vomica 9ch, três vezes ao dia, somando ao todo seis doses.


RECOMENDAÇÕES GERAIS

Proteja-o da desidratação. Certifique-se de que seu filho beba bastante líquido.
Selecione um remédio homeopático específico para o sintoma.
Dê ao seu filho chá de gengibre ou hortelã-pimenta ou pasta de ameixa umeboshi.
Dê ao seu filho uma mistura de pasta de ameixa de umeboshi e kuzu, principalmente se houver diarréia.
Para reconfortar e acalmar os músculos do estômago e/ou abdome doloridos devido ao vômito, coloque uma bolsa de água quente na barriga do seu filho. Não coloque água demais na bolsa. Encha-a apenas até a metade, de forma de fique leve o bastante para moldar-se ao corpo do seu filho.
Dê ao seu filho malte de cevada ou xarope de arroz. Para crianças maiores de dois anos, uma colher de chá de mel de hora em hora ou a cada duas horas pode ajudar a acalmar o estômago.
Lembre-se de que a náusea de fundo emocional não deixa de ser náusea e, portanto, causa desconforto. A criança com problemas emocionais não se sente bem precisa do seu carinho e atenção.
Ver também CONSTIPAÇÃO e DIARRÉIA se a náusea do seu filho for acompanhada de qualquer um desses sintomas.


PREVENÇÃO

Para reduzir a possibilidade de infecção bacteriana ou viral ou de uma infestação por parasitas, ensine as crianças a não colocar os dedos sujos na boca e a lavar as mãos regularmente, principalmente antes de comer.
Cuidado com a superalimentação. Sirva quantidades de alimentos adequadas ao corpo do seu filho. Prepare uma dieta saudável e moderada e limite o consumo de açúcar e gordura.
Esteja ciente das preferências e sensibilidades do seu filho. Elimine alimentos que pareçam provocar problemas estomacais.
Evite longas viagens de carro imediatamente após as refeições.
Antecipe os problemas emocionais resultantes de momentos difíceis ou estimulantes. Incentive seu filho a falar abertamente sobre seus sentimentos.
Incentive seu filho a comer devagar e a mastigar bem os alimentos. Torne as refeições agradáveis, prazerosas e relaxantes para toda a família.


QUANDO CONSULTAR O MÉDICO SOBRE NÁUSEA E VÔMITO?

Se seu filho tem vômito em jato - um episódio especialmente violento no qual o vômito é lançado em um fluxo forçado a uma grande distância da boca - ligue para seu médico imediatamente. Pode ser sinal de um problema sério.
Se seu filho tiver náusea e vômito com dor e sensibilidade progressivas do lado direito do abdome inferior, busque atendimento médico imediatamente. Pode significar uma possível apendicite. Normalmente, a dor da apendicite começa em torno do umbigo e passa aos poucos para o quadrante direito inferior do abdome. A apendicite é muitas vezes associada a uma febre.
Se seu filho tiver qualquer um dos sintomas a seguir, consulte seu médico: vômito persistente; sangue no vômito; dor abdominal tão intensa que impeça seu filho de comer, brincar ou realizar outras atividades normais; dor abdominal persistente que dura mais de algumas horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário