sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CROSTA LACTEA

A crosta láctea é uma forma de dermatite seborréica, uma doença inflamatória da pele, e é muito comum em bebês. A crosta láctea geralmente ocorre no couro cabeludo, mas também pode aparecer nas sobrancelhas, pálpebras, atrás das orelhas, dos lados do nariz e na área da virilha. A crosta láctea pode ocorrer entre duas a doze semanas de idade e geralmente desaparece aos oito a doze meses.
A crosta láctea é caracterizada por escamas espessas amareladas e oleosas, causadas por glândulas sebáceas excessivamente ativas. Quando o óleo dessas glândulas seca e se transforma em flocos, obstruindo os ductos, as glândulas rapidamente secretam ainda mais óleo na tentativa de desobstruir esses ductos. O resultado é o desenvolvimento de obstruções ainda mais profundas e de mais escamas espessas, amarelas e oleosas com grupos de cascas secas e amareladas. Embora esse estado pareça gerar coceira, isto não ocorre.
A crosta láctea ocorre mesmo que você lave a cabeça e os cabelos do seu bebê no banho, diariamente. Embora a pele e o crânio do bebê possam parecer frágeis, são na verdade fortes e podem tolerar uma lavagem completa. Esfregar muito suavemente pode não limpar o excesso de óleo do couro cabeludo.
Se seu bebê tiver crosta láctea, é importante cuidar das lesões. Como outros problemas de pele, a crosta láctea pode dar início a uma infecção por bactéria ou fungo.


TRATAMENTO CONVENCIONAL

Nos casos graves de Crosta Láctea, um xampu antisseborréico ouxampu de alcatrão pode ser recomendado.
Se o estado de seu filho persistir ou provocar coceira e flocos, seu médico pode recomendar um creme ou pomada com esteróides, comotriancinolona ou hidrocortisona.
Se aparecer uma infecção bacteriana, o médico do seu filho pode receitar um antibiótico, como eritromicina. Dentre os sinais de infecção bacteriana encontram-se exsudação, lesões abertas ou crostas acastanhadas.
Se aparecer uma infecção for fungo, um creme fungicida, como miconazolou clotrizamol, pode ser receitado.



DIRETRIZES ALIMENTARES

Se estiver amamentando seu filho, evite comer açúcar refinado. Tanto a bactéria quanto o fungo proliferam na presença de açúcar.
A lactante deve evitar gorduras animais saturadas. Coma peixe, como salmão, para obter ácidos graxos essenciais, e inclua um suplemento de óleo de prímula ou borragem no seu regime vitamínico diário, durante algumas semanas. Siga as orientações sobre dosagem indicadas no rótulo do produto.


SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS

No combate de crosta láctea, o Lactobacillus acidophilus ou bifidus é um suplemento importante. Esses dois suplementos promovem a flora intestinal saudável ("bactérias amigáveis") e ajudam a evitar infecções por fungos. A lactante deve tomar uma dose, duas vezes ao dia, conforme indicado no rótulo do produto. Para bebês que tomam mamadeira, coloque metade de uma cápsula ou 1/8 de colher de chá do suplemento na mamadeira do seu filho, uma vez por dia.
Para casos resistentes, aplique uma pomada ou creme de vitamina B6no couro cabeludo do seu bebê, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.
Para descartar a possibilidade de deficiências nutricionais que possam estar contribuindo para o problema, dê ao seu filho um complexo multivitamínico e mineral formulado para bebês.


TRATAMENTO FITOTERÁPICO

Se a pele da cabeça do seu bebê estiver muito seca, massageie seu couro cabeludo com loção de calêndula e óleo de vitamina E, alternadamente. O óleo de amêndoa também pode ser usado. Deixe que o óleo permaneça no couro cabeludo do seu bebê durante quinze minutos. Em seguida, ensaboe-o e penteie suavemente as escamas soltas com um pente de dente fino. Tanto a calêndula quanto a vitamina E são úteis para irritações da pele; umedecerão e ajudarão a recuperação das lesões.


HOMEOPATIA

Como a maioria dos preparados homeopáticos, os remédios para crosta láctea são específicos para os sintomas. Escolha o remédio que corresponda mais aos sintomas do seu filho.

Sulfur é um remédio genérico para problemas de pele. Use Sulfur para crianças que não gostam de usar roupa e geralmente se descobrem. Dê uma dose de Sulfur 9ch, duas vezes ao dia, durante dois a três dias.
Thuya é para a criança mais fria e mais calma e que gosta de ser aconchegada. Se Sulfur não acabar com a crosta láctea do seu bebê, experimente uma dose de Thuya 9ch, duas vezes ao dia, durante dois dias.
Se nem Sulfur nem Thuya parecer adequado para seu bebê, um remédio homeopático composto para crosta láctea talvez seja útil.


RECOMENDAÇÕES GERAIS

Se seu bebê tiver crosta láctea, não retire as escamas com os dedos. Pode causar uma infecção.
Esfregue loção de calêndula, óleo de vitamina E, aloe vera líquida ou óleo de amêndoa no couro cabeludo do seu bebê. Em seguida, ensaboe e penteie suavemente as escamas soltas com um pente de dente fino.
Dê ao seu filho Sulfur ou Thuya.
A lactante deve tomar um suplemento de lactobacilos, bem como óleo de prímula ou borragem. O bebê que toma mamadeira deve tomar Lactobacillus bifidus misturado no leite.
Massageie o couro cabeludo do seu bebê com loção de óleo de prímula todas as noites.


PREVENÇÃO

Não há como prevenir a crosta láctea, mas manter o couro cabeludo do seu bebê limpo e seco é útil.
Para evitar o acúmulo de células mortas na pele, escove ou penteie suave e completamente o cabelo do seu bebê todos os dias.
Quando ensaboar o cabelo do seu bebê, lave suave e completamente seu couro cabeludo para tirar qualquer excesso de óleo que possa ficar acumulado.


QUANDO CONSULTAR O MÉDICO SOBRE A CROSTA LÁCTEA

Quando ensaboar ou pentear as escamas do cabelo do seu bebê, verifique sempre se há sinais de infecção local. Se perceber que a área está quente e vermelha ou que está desenvolvendo uma secreção com aparência de infecção, consulte seu médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário