sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CHUPANDO DEDO


Chupar dedo é muito comum em bebês. Graças à ultra-sonografia, um equipamento que mostra a imagem do feto no útero, sabemos agora que alguns bebês chupam o polegar na barriga da mãe, desde a décima oitava semana de gestação.
Nos recém-nascidos, a sucção é uma reação instintiva. Quase todos os bebês chupam dedo, mais cedo ou mais tarde. Quando o seio ou a mamadeira não estão prontos, é natural que o bebê se acalme sugando algo, seja um dedo, chupeta, brinquedo ou ponta de um cobertor. Chupar dedo geralmente chega ao seu auge entre os 18 e 20 meses de idade. Com o desenvolvimento da criança, o dedo perde cada vez mais sua importância.
Se seu bebê chupar dedo, considere o hábito como a satisfação de uma necessidade natural e instintiva de sucção. Se seu filho pequeno continuar chupando dedo, os especialistas concordam que não há necessidade de se preocupar com danos aos dentes de leite emergentes. Seu filhinho pode recorrer ao dedo quando está com fome, muito cansado, aflito e carente de conforto ou apenas chateado. Com mais ou menos dois ou três anos, seu filho provavelmente terá coisas mais interessantes a fazer e estará muito ocupado para se lembrar de chupar o dedo.
A criança sensível e tímida que se esqueceu do dedo pode voltar a chupá-lo nas primeiras semanas em uma nova escola ou nova casa ou após o nascimento de um irmãozinho. Esse comportamento que visa o conforto normalmente é apenas uma fase transitória, que desaparecerá com amor e confiança. Contudo, se o hábito continuar durante mais de algumas semanas e for aparentemente persistente, você talvez precise intervir.
Se a criança continuar chupando dedo depois dos cinco ou seis anos ou após ter perdido os dentes de leite, é aconselhável uma visita ao dentista (ou psicólogo). Chupar dedo de forma prolongada e persistente pode levar à má oclusão, um problema no qual os dentes superiores e inferiores não se encontram adequadamente. Se seu filho colocar o dedo de forma que pressione a raiz do dente - o que é comum - chupar dedo prolongada e persistentemente pode levar à má formação da arcada superior do osso maxilar, provocando a projeção dos dentes superiores. Chupar dedo a longo prazo também pode causar uma anormalidade do tecido dos ossos do dedo predileto.


TRATAMENTO CONVENCIONAL

Se chupar dedo ameaçar o alinhamento dos dentes permanentes da criança, um bom odontopediatra deve ser consultado. Em casos extremos, pode-se introduzir um aparelho atrás dos dentes superiores que fará com que chupar o dedo seja desconfortável ou impossível. Como isso causará trauma à criança, esse aparelho deve ser seu último recurso.


RECOMENDAÇÕES GERAIS

Para crianças com menos de dois anos, não é necessário nenhum tratamento. Para crianças entre três e cinco anos, primeiro tente minimizar o estresse, dando-lhes atenção e carinho e oferecendo-lhes o estímulo adequado. Depois que a criança tiver passado da primeira infância, chupar dedo torna-se um comportamento que busca o conforto, em vez de satisfazer uma necessidade de sucção. Medidas amorosas talvez sejam mais eficazes do que qualquer outra coisa.
Para crianças maiores de seis anos, retire delicada mas firmemente seu dedo da boca sempre que ela começar a chupá-lo. Nas crianças mais velhas, chupar dedo muitas vezes ocorre quando estão cansadas e entediadas. Após reprimir o gesto, dê-lhe um reforço positivo na forma de abraço e inicie uma atividade que a distraia.
Jamais castigue a criança por chupar o dedo.
Sempre que a intervenção se tornar necessária, certifique-se de conquistar o apoio e a participação do seu filho. Sem a compreensão e cooperação do seu filho, a intervenção pode ser vista como um castigo.


Certifique-se de que seu bebê tenha bastante tempo no seio ou na mamadeira, a fim de satisfazer a necessidade de sucção. É uma boa época para oferecer-lhe bastante carinho.
Os especialistas dizem que é quase impossível evitar que algumas crianças chupem o dedo. Se todas as intervenções falharem, você talvez tenha que se resignar e encontrar um excelente ortodontista, depois que os dentes permanentes do seu filho tiverem nascido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário