sexta-feira, 16 de abril de 2010

COMO DEVO COLOCAR O MEU BEBÊ PRA DORMIR?


Uma boa noite de sono é fundamental para que o bebê possa relaxar e recuperar as energias necessárias para mais um dia de atividades. Durante o sono ele vai assimilar todas as experiências vivenciadas, facilitando o aprendizado e a memorização dos acontecimentos mais importantes. É também durante o sono que o bebê vai produzir hormônios essenciais para seu desenvolvimento, como o hormônio do crescimento.

Para o bebê dormir com tranquilidade é preciso sinalizar que a noite está chegando e que é hora de dormir. Aqui vão algumas dicas para ajudar seu bebê a ter uma boa noite de sono:

1. Rotina: crie uma rotina diária. Você pode brincar, em seguida dar um banho morno bem relaxante, oferecer o jantar e colocá-lo para dormir.

2. Ambiente: o quarto do bebê deve ser silencioso, tranquilo e com pouca iluminação. Evite colocá-lo para dormir no quarto dos pais, pois esse hábito é difícil de ser revertido.

3. Conforto: certifique-se que o bebê está bem agasalhado, com a fralda limpa, seca e sem apertá-lo.

4. Berço: coloque o nenêm para adormecer diretamente no berço. Evite artifícios como embalá-lo no colo, dar a mama ou ligar a televisão.

5. Transmita segurança e tranquilidade: fique ao lado do berço lendo uma historinha infantil ou cantando uma canção de ninar, faça carícias suavemente.

6. Objeto de transição: pode ser um bicho de pelúcia, uma boneca, um travesseiro ou uma fralda. A criança cria afeto por este objeto se sentindo segura no momento de dormir.

7. Evite retirar o bebê do berço: não ignore o choro do seu bebê, ele pode ter se assutado durante o sono e precisará de você por perto para acalmá-lo. Fique ao seu lado acariciando-o e repetindo as mesmas cantigas de ninar com o tom de voz bem baixinho, mas não retire do berço, pois ele vai associar que com choro consegue ir para o seu coloco e isso se tornará um hábito mais frequente a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário