domingo, 21 de agosto de 2011

INSONIA DOS PEQUENOS

O QUE É INSÔNIA?

A insônia infantil pode manifestar-se como dificuldade de adormecer quando a criança é colocada na cama ou dificuldade de continuar dormindo durante a noite. Ao avaliar o padrão de sono do seu filho, os fatores mais importantes a considerar são a qualidade do seu sono - se ele dorme a noite toda ou se acorda várias vezes - seu nível de descanso e atividade durante o dia. A criança que sofre de insônia pode não ter energia suficiente para acordar pela manhã ou acompanhar os colegas durante o dia. Pode ter olheiras.
Os padrões de sono normais incluem uma alternância de ciclos de sono sem movimentos rápidos dos olhos (REM) e ciclos de sono commovimentos rápidos. É durante o ciclo REM, um sono mais leve, que sonhamos. Os recém-nascidos dormem em média 16 horas por dia, sendo que metade desse tempo é gasto com o sono REM, durante o qual eles bocejam, contorcem-se, fazem ruídos brandos e acordam facilmente. A criança de dois anos precisa de cerca de 12 a 14 horas de sono todos os dias, incluindo cochilos. À medida que a criança vai crescendo, passa menos tempo na fase mais leve, REM, do sono e mais tempo em sono mais profundo. Aproximadamente 30% do tempo de sono da criança pequena é gasto no sono REM. As crianças em idade escolar precisam cerca de 10 a 11 horas de sono por dia, para restabelecer a energia e a atividade de seu corpo. Os adolescentes, geralmente, querem afirmar sua independência e determinam seus próprios padrões de sono.
Quando a criança domina novas tarefas, passa por mudanças na sua vida e vai de um estágio de desenvolvimento a outro, a insônia é um problema temporário comum. A criança pequena que está aprendendo a dormir em um novo quarto, a criança que acabou de se mudar para uma casa nova ou o adolescente ansioso com relação a um evento iminente pode ter algumas noites de insônia.
Entretanto, se a insônia persistir e começar a interferir na capacidade do seu filho de realizar suas atividades durante o dia, consulte seu médico. A insônia pode estar relacionada à depressão ou ansiedade, um problema físico como infecção de ouvido crônica ou febre ou terrores noturnos. Os terrores noturnos são caracterizados por gritos, agitação, confusão, suor e respiração ofegante. Geralmente ocorrem algumas horas após a criança ter adormecido ou quando está saindo de um sono profundo, sem sonhos. Outro problema a considerar - se seu filho ronca sonoramente, fica excessivamente sonolento durante o dia e tem mau desempenho na escola - é a apnéia no sono, uma interrupção temporária da respiração durante o sono. Breves períodos de apnéia no sono são comuns entre os recém-nascidos e os bebês prematuros. As crianças obesas e as crianças com amígdalas aumentadas e amigdalite crônica também podem ter apnéia no sono, devido à obstrução da passagem do ar. Se suspeitar que seu filho tenha apnéia no sono, consulte seu médico.


TRATAMENTO CONVENCIONAL

A difenidramina, um anti-histamínico, é um dos indutores do sono mais benignos. Contudo, nunca dê à criança qualquer medicamento vendido sem receita médica para ajudá-la a dormir, sem antes consultar seu médico.
Os antidepressivos, como amitriptilina ou imipramina, são às vezes usados para problemas do sono, principalmente se o paciente estiver com depressão. Devem ser dados apenas quando receitados por um psiquiatra.
Os tranqüilizantes, como diazepam, são medicamentos vendidos com receita médica, poderosos e potencialmente viciantes. Não são recomendados, principalmente para crianças, exceto nas circunstâncias mais extremas.



DIRETRIZES ALIMENTARES

Evite dar ao seu filho qualquer estimulante, tais como alimentos e bebidas que contenham cafeína, açúcares refinados, ou chocolate, que podem deixá-lo acordado a noite toda.
Evite servir refeições pesadas tarde da noite.
Para manter um nível de açúcar uniforme no sangue durante a noite, dê ao seu filho um lanche leve, como cream crackers ou torradas, antes dele ir para a cama. Evite alimentos pesados, de difícil digestão.
Certifique-se de que seu filho coma alimentos que contenham o aminoácido triptofano, que ajuda a estabilizar os humores e a aliviar o estresse. É usado pelo cérebro para produzir serotonina, uma substância química que regulariza os mecanismos do sono normal. Dentre os alimentos ricos em triptofano encontram-se banana, queijo cottage, peixe, tâmara, leite, amendoim e peru. Comer carboidratos complexos como massa e arroz no jantar também é bom para induzir ao sono.


SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS

O levedo de cerveja é rico nas vitaminas B, bem como em outras vitaminas e minerais que ajudam a acalmar o sistema nervoso. Dê à criança com doze anos ou mais 1 colher de chá na hora de dormir.
Um suplemento de cálcio e magnésio ajudará a acalmar o sistema nervoso do seu filho. Esse suplemento é muito útil para a criança que tem insônia, acompanhada de cãibras nas pernas. Dê ao seu filho uma dose de um suplemento que contenha 250 miligramas de cálcio e 125 miligramas de magnésio pela manhã e depois novamente na hora de dormir, durante alguns meses.


TRATAMENTO FITOTERÁPICO

Para ajudar seu filho a relaxar antes de ir para a cama, dê-lhe uma xícara dechá de camomila, um relaxante fitoterápico, uma hora antes de dormir. Um chá de várias ervas também pode ser usado.
A passiflora é um relaxante brando, seguro para as crianças com mais de quatro anos. Dê ao seu filho uma xícara de chá de passiflora na hora de dormir.
A escutelária é um relaxante eficaz. Dê ao seu filho uma dose, em chá, tintura ou cápsula, uma hora antes de dormir.
Observação: Essa erva não deve ser dada a crianças com menos de seis anos.
A raiz de valeriana pode ser eficaz para crianças com doze anos ou mais. Dê ao seu filho uma dose, em cápsula, chá ou tintura, na hora de dormir.
Para as crianças mais velhas, você pode fazer um chá que combine quantidades iguais de valeriana, camomila, passiflora e escutelária e dar-lhes uma xícara na hora de dormir.
Em vez de dar ao seu filho sempre a mesma erva relaxante, é mais eficaz fazer um rodízio de ervas. Por exemplo, dê ao seu filho camomila durante várias noites, depois passiflora durante várias noites e assim por diante.


HOMEOPATIA

O remédio homeopático Carbo vegetalis é para a criança que acorda no meio da noite com dor no estômago. Dê a essa criança uma dose em Carbo vegetalis 9ch quando ela acordar no meio da noite.
Coffea cruda, ou café homeopático, alivia os sintomas semelhantes aos que os adultos sentem ao beber uma xícara de café. Esse remédio alivia de forma eficaz o nervosismo e a agitação mental e física que possam estar interferindo no sono. Por exemplo, na noite anterior a um grande acontecimento, como uma prova ou competição esportiva, a criança pode ficar deitada, sem sono, com grande atividade mental. Uma dose de Coffea cruda 6ch, administrada uma hora antes do jantar, e outra dose meia hora antes da hora de dormir, é útil para esse tipo de insônia.


RECOMENDAÇÕES GERAIS

Desacelere o metabolismo do seu filho e dê-lhe tempo para relaxar à noite. Um banho morno, uma massagem nas costas ou nos pés ajudará a criança a acalmar-se e a ficar confortável.
Dê ao seu filho um suplemento de cálcio e magnésio.
Dê ao seu filho uma xícara de chá de ervas antes de dormir.
Ensine às crianças mais velhas técnicas de relaxamento.
Para insônia ocasional, dê ao seu filho o remédio homeopático Coffea cruda.


PREVENÇÃO

Estipule um horário para dormir e obedeça-o. Comece mandando a criança para a cama na mesma hora sempre e acorde-a na mesma hora todos os dias.
Inicie um ritual simples e rotineiro para a hora de dormir, tal como contar uma história, conversar sobre os acontecimentos do dia ou fazer um exercício de visualização juntos. Um ciclo de sono regular e rituais familiares na hora de dormir têm como objetivo confortar, tranqüilizar e promover hábitos de sono saudáveis. Obedeça seu horário até mesmo nos fins de semana e feriados. Contudo, você deve ser flexível para adaptar-se ao horário, se ele não corresponder ao ciclo normal do seu filho. Algumas crianças são "cotovias", que acordam naturalmente cedo, ao passo que outras são "corujas", que preferem ficar acordadas até um pouco mais tarde.
No caso de crianças mais velhas, desestimule cochilos no final da tarde ou início da noite.
Incentive a discussão de qualquer experiência assustadora ou perturbadora que possa ter ocorrido durante o dia. Isso é importante, principalmente no caso de crianças altamente sensíveis e impressionáveis.
Para tranqüilizar a criança medrosa, deixe a porta aberta e uma pequena e reconfortante luzinha acessa durante a noite.
Incentive atividade física vigorosa pela manhã ou à tarde.
Evite programas televisivos assustadores ou histórias de terror antes de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário